quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Novo (proto)Jornalismo digital

Descobri dois projetos novos de jornalismo digital. Embora um seja português e outro brasileiro, são, em resumo, idênticos.

O primeiro é uma iniciativa do jornal Porto, criado em 2010, exclusivamente online. Dentro do site há uma seção chamada Porto 24 - 24 Horas de Porto. Cutuque no link para visitar.

Fez isso? Agora vá ao site da revista Brasileiros e procure pela seção Digitais. Para facilitar, já pus o link direto aí ao lado.

Os dois projetos são focados na vida de habitantes não-famosos de grandes cidades (Porto e São Paulo). Suas histórias são contadas com o uso de áudio (basicamente, entrevistas) e fotografias.

Acredito ser essa uma espécie de protojornalismo digital. Quer dizer, já é uma primeira iniciativa, feita por veículos comerciais, de se construir reportagens usando recursos diferenciados, utilizando ferramentas de web, com novas formas de narrar. Isso já é diferente do que hoje se costuma fazer em jornalismo na internet, ou seja, a mera escrita de um texto (que poderia ser impresso sem perda de conteúdo), acrescido de um que outro vídeo, link ou a opção de "curtir" do Facebook.

Mesmo assim, esses dois projetos ainda estão muito aquém do que a própria tecnologia permite fazer. Não há ali outros recursos de hipertexto (links, texto, vídeo etc), nem construção em rede (você olha a história de um personagem, depois precisa voltar para a página inicial para escolher outro). A multilinearidade, no entanto, já está ali, ainda que de forma simplória.

Quem sabe não são experiências que abrirão caminho para outras mais rebuscadas? Quem sabe não começa aí um Novo Jornalismo digital, praticado em larga escala?

2 comentários:

Leonardo disse...

Tche,
Duas boas (e pra mim novas) dicas. Tu vê que não dá muito trabalho fazer algo do tipo e é deveras mais interessante do que o jornalismo digital tradicional.Não vamos exigir que empresas jornalísticas tradicionais façam isso (buscar histórias de vida, formato algo diferente)sempre pq não vão fazer, mas não seria difícil investir nestes casos de vez em quando.

Estamos tão viciados no jornalismo digital de merda que coisas como essas nos chamam atenção, quando sabemos que há muito, mas muito, mais potencialidades oferecidas pela tecnologia. Basta vontade de por a tecnologia a serviço do bom jornalismo e da inovação que coisas interessantes necessariamente surgem.

A propósito: há um projeto algo semelhante no Uruguai que se chama "Historias Digitales del Uruguay". Não é jornalismo, mas um projeto que, através de oficinas dadas em diversos lugares do país, busca-se contar histórias de vida através de um filme curto (áudio mais fotos). É o tipo de coisa que sempre tive vontade de fazer por aqui.
Dá uma olhada: http://www.hduy.edu.uy/

abraço,

Pedro Candeias disse...

Olá,
O nome do projecto é Porto24.
E obrigado pelo elogio.