quarta-feira, 1 de julho de 2009

Desconecte-se! Mas não deste blog...

A última edição da revista Continuum, do Itaú Cultural, acaba de entrar no ar. O tema de julho/agosto é CONECTIVIDADE. Eu emplaquei uma pauta na revista justamente sobre o tema oposto, a DESCONECTIVIDADE. A reportagem que escrevi intitula-se "A hora de desconectar" e começa assim:

O computador está ligado à internet. O celular jaz ao lado. O internauta já fez tudo o que tinha de fazer. É tarde, ninguém telefonará. Mesmo assim, há hesitação em desligar os aparelhos. Vai que entra um e-mail novo! Vai que há uma chamada urgente no meio da noite!

Em maior ou menor grau, a maioria das pessoas vive essas angústias na hora de se desconectar. É o momento de dar as costas a um mundo cheio de oportunidades, contatos, encontros, reencontros, comunidades e conhecimento que a internet proporciona. Também quer dizer ficar desinformado sobre os acontecimentos do último segundo. Sentir-se aflito nessa hora é então normal? (...)

Cutuque aqui se quiser ler todo o texto.

O particular do processo de fazer essa reportagem é que ela implicou numa revisão do argumento inicial da pauta, como toda verdadeira reportagem faz, ou seja, faz a gente aprender com ela. Minha hipótese inicial era a de que precisamos viver mais tempo desconectados, precisamos desconectar mais. Fui apurar e entrevistar tendo em vista esse enquadramento, mas os diálogos com os entrevistados foram aos poucos me mostrando e comprovando a idéia nova de que, na verdade, é necessário aprender a conectar de outro modo. Ou seja, não necessariamente descontecar, mas sim conectar de um jeito mais consciente. De modo que essa matéria foi quase uma terapia!

E o trabalho de organizar todo esse processo (a própria mudança da pauta, em si, era um tópico que merecia chegar ao leitor) numa redação coerente e legível tornou-se uma terapia ocupacional...

Um comentário:

Paulo Rená da Silva Santarém disse...

Excelente, texto, cara!

Excelente!