sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Os bastidores dos museus

Está no ar minha última reportagem, sobre os bastidores de alguns dos principais museus do mundo. Infelizmente, não consegui entrevistar ninguém de fora do mundo, mas cito no texto entrevistas com profissionais da Fundação Iberê Camargo em Porto Alegre, do Malba (Museu de Arte Latino-Americano de Buenos Aires), do MoMA (Museu de Arte Moderna de Nova Iorque) e do Reina Sofia, da Espanha. Por um triz, não rolou também o Louvre... De qualquer forma, agradeço à incansável jornalista Thaise Valentim, que atualmente mora em Paris, por seu empenho em me ajudar nessa missão. E ao jornalista e amigo Gustavo Hennemann, pelo suporte em Buenos Aires.

Segue abaixo o início do texto.

"Debaixo da ponta do iceberg

Diz-se que o jornalismo é a arte de sujar os sapatos. O repórter que enfrentou a chuvosa Porto Alegre de 9 de novembro de 2010 há, no entanto, de contradizer: o jornalismo é a arte de molhar os sapatos.

Na galeria da Pinacoteca Barão de Santo Ângelo, do Instituto de Artes da UFRGS, o repórter encontrou abrigo contra a chuva. Enquanto a entrevistada Ana Maria Albani de Carvalho, pesquisadora e professora do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais, resolvia algumas pendências, ele observava o ambiente ao redor. Uma exposição de gravuras seria inaugurada em dois dias; em razão disso, alunos equilibravam-se em escadas pendurando quadros, martelos martelavam - tap-tap-tap - e pregos afundavam na madeira - tum-tum-tum. Junto a uma mesa, uma estudante montava cada moldura numa colagem com espuma branca.

O repórter não sabia, mas sua reportagem começava ali."

[continue lendo]


2 comentários:

Jozi Elen Fleck disse...

Olá, cheguei aqui por indicação da Carla Torres, uma amigona que está sempre antenada nas notícias boas, e adorei o que vi no teu espaço cultural.
Quero te convidar para conhecer o meu e deixar suas cores por lá.
www.olugardascoresescritas.com
Meu nome é Jozi, formada em Letras, e apaixonada pela palavra.
deixo também meu e-mail:
professorajozielen@yahoo.com.br
Te adicionei no msn.
Abraços,
Jo

Thaise disse...

Augusto, como diria um amigo, você é POS!!!

Eu esperei chegar em casa pra te responder do meu pc, pq por telefone, não ia dar conta.

Eu achei sua reportagem genial! Você arrasou do início ao fim. No início e no fim, com o início e com o fim... Sua reportagem, além de me esclarecer sobre questões tao simples, me envolveu com seu texto. Me senti satisfeita enquanto leitora ( mentira! Fiquei querendo ler maaaais das suas produçoes), e como jornalista. Sinto muita falta de entrar e ser visível nos meus textos, como sempre fazia na faculdade, onde tinhamos espaço pra expor nossa figura de reporter...

E você fez isso de uma forma muito gostosa, sem forçar a barra, sem se sobrepor ao assunto, sem chocar. Olha, eu quero que você me convide sempre pra viajar nos seus textos. Estarei de olho no seu blog!

Mesmo não falando do Louvre, a reportagem ficou ótima, rica de referências e entrevistas. Gostei, ta de parabens!! :)

E foi um prazer te ajudar. Precisando de qualquer coisa, daqui, ou de mim, pode contar!

Beijão

Thaise.