Curiosos são os caminhos que nos conduzem no aprendizado de um novo idioma. Curiosos mesmos. Pois, no aprendizado do alemão, esses caminhos me levaram a concluir que hoje a palavra que eu mais sei em alemão é Biber (lê-se "biba"). Ou seja, "castor".
Nas minhas primeiras semanas aqui na Alemanha, quando eu ainda estava muito concentrado na tarefa de aprender alemão, eu parei uma vez para assistir a um programa de tevê sobre animais. Não entendia nada. Então, de repente, ouvi um som que me pareceu ser uma palavra. O som era "biba". Achei engraçado. Entendi que se tratava do nome do animal que aparecia na tela. Repeti em voz alta. As crianças riram. Re-repeti. Tri-peti. Pois na minha cabeça estava claro: nunca mais ouviria nem usaria essa palavra.
E eis que hoje, mais de dois meses morando na Alemanha, posso dizer que essa foi a palavra que mais eficazmente aprendi. Sim, porque já li, ouvi e falei uma porção de vezes depois disso. E em contextos diferentes.
Como assim? Não sei explicar. Só sei que "Biber" sei.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
3 comentários:
Aqui a pronúncia dessa palavra significa outra coisa. hahahahahahahaha. Está sendo pra você como a 'the books on the table'? kkkkkkkkkk
)
eu acho que você só usou ela porque aprendeu,
daí aproveitou a oportunidade para usar ela em tudo,
e castor passou a ser uma palavra curinga, dessa que a gente usa para tudo, só mudando a entonação,
como ótimo, por exemplo, em português.
ganhei 10 na prova: ótimo!!!
o carro parou de funcionar no meio do caminho, por falta de gasolina: ótimo!!!
e assim vai
biba
abraço
Postar um comentário