segunda-feira, 8 de junho de 2009

Música gaúcha em alemão

O músico gaúcho Mauro Harff fez versões em alemão de músicas clássicas do cenário regional do Rio Grande do Sul. As versões fazem parte do trabalho Alles Tchê, com o qual Harff rodou a Alemanha em turnê, divulgando a música gaúcha entre os alemães. Ele se apresentou mais de 300 vezes por lá. O projeto incluía material impresso explicativo.

Traduzir música regional é tarefa árdua. Ainda mais em se tratando do linguajar gaúcho, praticamente indecifrável em outros estados, que dizer em outros países, em outros idiomas. Mas Harff explica como resolveu a questão: "quanto ao vocabulário, tudo que é nome próprio permanece no original. O show acompanha um glossário para as pessoas entenderem o significado dos nomes."

Abaixo segue a versão "Klang aus Alegrete", que Harff gentilmente autorizou publicar aqui no AugustFest. Para quem não conhece a música, logo depois da versão em alemão segue versão em português do músico Renato Fagundes. A original chama-se "Canto alegretense" e é um ícone da música gaúcha.



4 comentários:

Unknown disse...

Oi, Muito bacana esta versão do Canto Alegretense. Onde se pode conseguir o Cd "Alles Tche".

Filosofia Canina e Felina disse...

Oi, tem como conseguir pra mim o texto?? Moro na Alemanha e adoraria sair cantando música da minha terra em Deutschland.
alles gute

Augusto Paim disse...

Para conseguir cds ou mesmo as músicas, sugiro o contato direto com o autor, Mauro Harff. O site dele é este aqui: http://www.siters.com.br/maurocavera/
Abraços!

Egon disse...

Há muito tempo já tinha escutado está versão do "Canto Alegretense" em alemão. Agoro, finalmente consegui comprar o CD "Alles Tche". Muito legal